Por Eudes Leon, Projetinhos #002
O Volkswagen up! TSI é uma versão aprimorada do popular compacto da Volkswagen, equipado com um motor 1.0 TSI de três cilindros. Este motor combina injeção direta de combustível e turbocompressor, oferecendo uma excelente relação entre desempenho e eficiência. Lançado como uma opção mais esportiva na linha up!, o up! TSI destaca-se pelo seu motor compacto e eficiente, ideal para quem busca um carro ágil e econômico.
Motor Stage 1:
Se trata de 1.0 TSI AE211 12V turbo versão Move com seus 105cv no motor original com injeção direta de combustível, passou para Stage 1 com PIGGYBACK(para acertar o módulo do motor) e também usa filtro de ar esportivo K&N inbox. Com a mudança passou a ter 137cv roda e 150cv(aferido no dinamômetro) no motor, um ganho na agilidade e velocidade que passava de 200km/h. Com apenas o carro pesando 987kg, ficou um foguetinho. Usando óleo 0w30 sintético e filtro de Mann.
Design:
Ganhou um polimento técnico para realçar as linhas do carro, nos vidros recebeu película 3M que deixou um aspecto mais esportivo.
Iluminação:
A iluminação originais não me agradava, pois troquei todas por leds, que melhorou em muito o prazer em dirigir a noite.
Rodas:
Originalmente eram aros 14 polegadas, troquei por aro 17 no modelo réplica da OZ com pneus 195/40 R17. Usava parafusos longos na cor azul, mas não me agradou muito esteticamente, ficou ruim, optei por outros parafusos menores.
Suspensão:
De original passou para suspensão a rosca para chegar na altura ideal, mas eu particularmente não gostei, pois tiraram a barra estabilizadora e perdeu o conforto. Conversando com os amigos, me sugeriram molas alemãs Eibach. Pesquisei na internet e lojas da minha cidade achei, mandei retirar a suspensão a rosca e voltei com a barra estabilizadora juntamente com as molas esportivas. Ficou na altura ótima e voltou a ter conforto e segurança em curvas.
Freios:
Originalmente os freios do Volkswagen Up Tsi, na dianteira freios a disco a traseira em tambor, não contente e por segurança eu mandei instalar freios a disco na traseira da Saveiro G5. Houve um pouco de adaptação, mas segura bem a potência que o Up modificado.
Som:
De fábrica veio um som simples e com 4 falantes, coloquei um Kit 2 Vias Hertz + Coaxial melhorou muito o som. Optei por colocar uma multimídia da Pioneer de 7 polegadas, gostaria de 9 polegadas, mas não tem espaço físico para colocar. Mandei instalar um subwoofer slim no porta-malas da marca JBL.
Tive que trocar a bateria original e coloquei uma Heliar 60A, mandei fazer suporte para colocar no porta-malas, porque não tinha espaço físico no cofre do motor, pois não estava aguentando o sistema do carro, alarme, travas e som no geral.
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